As casas pré-fabricadas são uma ótima opção para quem quer realizar o sonho de ter sua própria casa e parar de pagar aluguel, garantindo economia e agilidade para a obra.
Com um custo bem menor quando comparadas às casas tradicionais, as residências pré-fabricadas estão se expandindo no Brasil, visto que, em países da Europa, por exemplo, elas já facilitaram a vida de muitas pessoas.
Por isso, reunimos 10 dicas importantes para quem está pensando em construir a sua casa própria pré-fabricada de alvenaria, economizar e logo poder desfrutar deste lugar só seu. Acompanhe!
1. Consulte um profissional
Para qualquer obra, contar com um profissional é essencial para que ela não se torne um problema.
No caso das casas pré-fabricadas, um profissional poderá lhe orientar se esta realmente é a melhor opção, levando em conta condições do terreno, valores e qual empresa poderá suprir a sua necessidade.
2. Defina bem seu projeto
Futuras alterações em casas pré-fabricadas são mais difíceis, não impossíveis, mas dependendendo de como for feito o primeiro projeto, isso pode limitar uma reforma ou ampliação.
Por isso, faça um bom projeto, seja pensando em ampliar ou não, assim você garante a boa execução da obra e não tem dores de cabeça depois.
3. Compare preços, faça orçamentos
O valor já pode ser previsto antes de iniciar a obra, por isso, se você orçar com uma empresa séria, os valores do orçamento não estão sujeitos a alterações do mercado.
Você se planeja e fica tranquilo aguardando a sua obra ficar pronta, já que todos os serviços de mão de obra estão inclusos no orçamento.
4. Junte dinheiro para dar início à construção
Para as residências pré-fabricadas, é preciso desembolsar um bom montante para que a empresa fabrique os painéis e dê início e andamento à obra. Por isso, uma dica é juntar este valor para que a obra supra suas necessidades o mais rápido possível.
Salvo se você conseguir um financiamento, como veremos no item a seguir.
5. Tente um financiamento
Bancos públicos e financeiras podem ajudá-lo na hora de realizar o seu sonho da casa própria. Um financiamento requer alguns enquadramentos que variam de acordo com cada instituição escolhida.
O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal possuem planos para Financiamento imobiliário. Para tal, deve-se seguir algumas exigências, como documentos e autorizações.
Há casos em que as empresas que constroem as casas pré-fabricadas já oferecem algumas opções de financiamento próprio ou com empresas parceiras. Claro, sempre fique atento a financiamentos, independente do local de aquisição e analise o que é mais vantajoso para você.
6. Checar a qualidade dos materiais
Dando sequência ao processo de construção da casa, para garantir a durabilidade, beleza e qualidade da obra, os materiais utilizados precisam receber tratamento adequado e serem de boa procedência.
Por isso, uma empresa de credibilidade é essencial para assegurar que sejam cumpridos os acordos realizados no início do projeto e que os materiais tenham a qualidade pela qual você está pagando.
7. Cuidado com as restrições
Como são estruturas pré-fabricadas, algumas especificações podem ficar a cargo da empresa construtora. Algumas delas definem medidas que não podem ser alteradas mesmo com tantas possibilidades de personalização.
Lembre-se de questionar sobre o tamanho mínimo que, para construções em alvenaria, estão estabelecidas em 51m², não tendo tamanho máximo estipulado, podendo ser até de dois ou mais andares, quando estão inclusos no projeto e sigam as normas adequadas.
Outra coisa que precisa-se levar em conta são as alturas de paredes e larguras de portas e janelas que vem estipuladas pelo fabricante.
8. Analise a distância da empresa até sua obra
Para evitar surpresas, a distância para transporte das partes pré-fabricadas deve ser levada em consideração. Este é um ponto que você precisa questionar junto à empresa executora e deixar isso alinhado para a obra não sair mais cara do que o esperado.
9. Personalização e design para sua obra
Personalizar é a palavra para quem irá projetar e construir uma casa pré-fabricada, e há muitas maneiras de fazer isso. Separamos alguns detalhes que você poderá levar em conta na hora de pensar a sua casa.
Seguindo o tradicional, as casas de alvenaria com concreto aparente são as mais escolhidas.
Há também aqueles que prefiram com os tijolos aparentes, uma escolha para os mais ousados e que dão um design totalmente diferente para a casa.
Para quem busca por algo inovador, tetos de vidro, por exemplo, são uma ótima escolha, pois oferecem um charme especial para a estrutura do ambiente.
Se você gosta da aparência do aço, pode deixar estruturas deste material aparentes, dão uma beleza diferente e mais marcante.
Quer uma construção ainda mais sustentável? Então aproveite e já coloque em seu projeto painéis solares, espaço para compostagem e coleta de água e reaproveitamento.
10. Negocie com empresas com credibilidade no mercado
Se seu sonho é sua casa própria, você merece que este projeto seja bem executado, e só quem poderá fazer isso é quem entende e trabalha há anos com pré-fabricados de qualidade.
Pesquise e escolha quem tem credibilidade para construir e garanta a execução com qualidade do início ao fim.
Ah, além disso, confira cinco motivos para investir em estruturas pré-fabricadas. Veja se faz sentido para você esse investimento.