Agregados para concreto: conheça tipos e funcionalidades

 

Os agregados para concreto são materiais minerais sólidos em formatos de grãos, aplicados à composição dos concretos e argamassas, juntamente com o cimento, a água, e em alguns casos aditivos.

Segundo a ABNT NBR 7211:2009 (Agregados para concreto - Especificação), os agregados devem ser de grãos de minerais duros, compactos, estáveis, duráveis e limpos. 

Além disso, os agregados podem ser advindos de várias fontes e processos, sendo cada um deles indicado para uma finalidade específica.

Contudo, todos eles têm uma função na mistura do concreto, tendo a finalidade de garantir a resistência de toda a estrutura.

Ao longo deste conteúdo, você vai entender melhor sobre os agregados, qual a sua importância e quais os tipos de mais utilizados. Confira!

 

Qual é a finalidade dos agregados para concreto?

Os agregados determinam várias características dos concretos, como resistência e retração.

São responsáveis pela absorção da água, porosidades e resistência à compressão, por exemplo.

A adição dos agregados a mistura de concreto ainda tem as seguintes finalidades:

 

- Reduzir o custo do concreto;

- Transmitir as tensões aplicadas sobre o concreto, isso porque são materiais com resistência à compressão superior à do concreto;

- Diminuir os efeitos das variações volumétricas advindas da retração do concreto.

 

Tipos de agregados para concreto mais utilizados

Os agregados são encontrados dentro da construção civil divididos quanto a sua origem, de acordo com as dimensões e massa.

 

Quanto a sua origem:

Agregado natural ou artificial

Os agregados naturais são aqueles encontrados diretamente na natureza, como areia de rios e pedregulhos, como cascalho e seixo rolado.

Os artificiais são aqueles que passam por algum tipo de processo a fim de chegar às suas características finais, como as britas derivadas da trituração de rochas.

 

Quanto a sua massa:

Agregados leves, normais e pesados

Os agregados leves são aqueles com massa unitária inferior a 1.220 Kg/m³, como argila expandida, vermiculita e pedra-pomes. São empregues em concreto com pouca densidade.

Os normais, como as pedras britadas, areias e seixos,  possuem massa unitária entre 1.500 e 1.800 Kg/m³, sendo utilizados em concretos convencionais.

Já  os agregados pesados são empregados aos concretos destinados à blindagem de radiação, exemplo: barita, magnetita e hematita. Possuem massa unitária superior a 1.800 Kg/m³.

 

Quanto a sua dimensão:

Agregados miúdos

Conforme a ABNT NBR 7211:2009, os agregados miúdos são compostos de grãos que passam pela peneira com abertura de malha de 4,75mm e que ficam retidos na peneira com abertura de malha de 150 um ou 0,15 mm. 

O agregado miúdo (areia) é normalmente composto de areias de origem natural, britagem de rochas ou da mistura de ambos. Possuem grãos de tamanhos variados, conforme a granulometria já mencionada.

A sua durabilidade e a resistência que conferem ao concreto dependem principalmente da quantidade de água adicionada à mistura, sendo essencial o controle do fator água/cimento. Isso porque quando a umidade está presente na areia, pode impactar e alterar a resistência do concreto.

 

Agregado graúdo

Já o agregado graúdo é classificado nesta categoria quando os grãos passam pela peneira com abertura de malha de 75 mm, ficando retidos na peneira com abertura de malha de 4,75 mm, de acordo com o descrito na ABNT NBR 7211:2009.

Os agregados graúdos (brita) derivam de rochas estáveis, pedregulhos ou da junção de ambos. Para garantir que o concreto tenha qualidade, no entanto, é preciso utilizar agregados de limpos e com granulação uniforme.

 

Agregados mais utilizados no concreto

Dentre os diversos agregados existentes, os citados abaixo são os mais empregados na mistura de concreto e nas diversas áreas dentro da construção civil.

 

Areia

A areia é um material milenar oriundo do desgaste de rochas ígneas, formadas em ambientes de extrema temperatura e pressão, em profundidade que varia entre 9 e 24 Km.

Conforme as normas, os grãos deste tipo de agregado têm que estar entre 0,15 e 6,3mm.

Por ser um material inerte, não reage quimicamente com o cimento e a água. Desta forma diminui a reação química entre o cimento e a água, ajudando na redução da perda de umidade e diminuindo o surgimento de rachaduras e trincas no concreto, além de aumentar o volume da mistura e garantir trabalhabilidade à mistura.

Além disso, todo concreto precisa de areia em sua composição, sendo um dos agregados mais utilizados. 

 

Brita

A brita nada mais é que pedras fragmentadas mecanicamente, obtidas através da trituração de rochas, como basalto, granito e calcário. 

Há diversos tipos de brita, derivadas de tipos de rochas diferentes e com granulometrias e formatos variados, assim sua escolha depende de uma série de fatores específicos de cada obra.

No concreto possuem a função de aumentar a resistência à compressão e o desgaste por abrasão, reduzem a retração, além de reduzir o custo da sua produção.

 

Fíler Calcário

O fíler calcário é um material obtido na moagem fina de calcário, basalto ou outros materiais carbonáticos.

É um material com granulometria muito fina, por este motivo, quando misturado com o concreto aumenta a sua funcionalidade.

Além disso, diminui a capilaridade e a permeabilidade dos concretos e argamassas, elevando a sua resistência.

 

Os agregados para concreto determinam as características do material, como resistência e durabilidade.

Ou seja, cada um dos agregados desempenha um papel na mistura, sendo primordial contar com produtos de qualidade, para garantir a resistência da estrutura.

Para ter acesso a este e diversos outros conteúdos ligados a área da construção civil, continue acompanhando o nosso blog!

Ou se preferir, entre em contato para conhecer os produtos Kerbermix e solicitar informações!