Antigamente, o bombeamento de concreto era muito utilizado para a concretagem de estruturas ousadas de grande porte, onde os caminhões betoneira não conseguiam chegar.
Contudo ao longo dos anos, o bombeamento de concreto passou a ser utilizado para a concretagem de obras dos mais diversos tipos e portes, além de ser empregado em outras simples aplicações, devido a praticidade, facilidade e a produtividade que o bombeamento pode proporcionar.
Através da evolução das tecnologias construtivas, em busca da maximização da produtividade no campo da construção civil, o bombeamento do concreto passou a ser uma maneira viável de realizar a execução de elementos estruturais de grandes construções.
Saiba mais sobre este processo neste conteúdo!
O que é o bombeamento de concreto?
O bombeamento de concreto na verdade se refere à maneira como o concreto é utilizado ou lançado na obra.
Nesta forma de lançamento a aplicação do concreto é feita com a ajuda de bombas, que facilitam a concretagem dos mais variados elementos.
O bombeamento é indicado principalmente para concretagem de obras de grande porte, com elevada altura, locais de difícil acesso ou que necessitem de agilidade na conclusão desta etapa.
Características do concreto utilizado
Para que seja possível realizar o bombeamento do concreto, no entanto, é preciso que o mesmo possua algumas características.
Dentre as quais, a fluidez é uma das mais importantes. Esta característica permite que o concreto passe pelas tubulações, sem que estas sofram obstruções.
Para isto, o concreto precisa ser mais fluído do que o convencional, sendo dosado com maior quantidade de cimento e aditivos, para que reduzam o atrito durante o bombeamento do concreto.
Os aditivos conferem características relacionadas à plasticidade, homogeneidade, lubricidade e tempo de pega necessários para operação de recalque.
Equipamentos utilizados para o bombeamento do concreto
Para a realização deste processo alguns equipamentos são necessários, sendo eles:
Betoneira
O caminhão betoneira consiste em um equipamento acoplado a um caminhão, com a finalidade de misturar os componentes do concreto e mantê-los homogêneos até o momento da sua utilização.
Desta forma, durante todo o seu transporte até a concretagem, a betoneira gira sem interrupções para que o concreto permaneça com as características desejáveis.
Bombas de concreto
As bombas de concreto são o principal equipamento utilizado para o bombeamento de concreto.
Basicamente, este processo é realizado por duas espécies de pistões, que recebem e então projetam o concreto para fora do equipamento, através de mangueiras ou tubos rígidos, sendo este estipulado de acordo com as necessidades de concretagem.
Existem vários tipos de bombas que podem ser utilizadas para este fim, sendo as mais utilizadas:
Bomba estacionária ou autobomba
Este modelo de bomba é muito semelhante a uma bomba estática, com uma única diferença, precisa ser acoplada sobre um caminhão apropriado. Desta forma já chega a obra montada sobre o chassi de um caminhão.
A bomba estacionária não possui mastro distribuidor, desta forma é utilizada em obras que possuem pé direito baixo, em locais onde o espaço é limitado e na concretagem de alguns tipos de fundações.
Bombas-lança
A bomba lança é indicada para locais onde os mastros de distribuição conseguem alcançar, podendo alcançar entre 28 e 32 m de altura.
No entanto, o equipamento precisa ser acoplado no chassi de um caminhão, devido às suas características.
Bombas telescópicas
As bombas telescópicas são utilizadas para concretar e alcançar grandes alturas e distâncias, chegando até alturas de 60 m.
O caminhão betoneira repassa o concreto para a boca superior do caminhão bomba, e este impulsiona o concreto através de uma tubulação de borracha.
Este equipamento é capaz de bombear entre 90 a 200 m³/h, o que permite uma concretagem contínua, sendo melhor que a bomba estacionária.
Bomba mangote
A bomba mangote é muito utilizada em obras de pequeno porte, como residências, para a concretagem de lajes, vigas, contrapisos, entre outros.
Possui menos potência e velocidade no lançamento do concreto, o que reduz o seu campo de atuação.
Bomba estática
A bomba estática é capaz de atingir alturas que outras bombas não conseguem.
Este equipamento, diferente de alguns outros, não é acoplado ao chassi de um caminhão, ele é transportado e permanece de forma fixa no local da obra.
Ao invés dos mastros, são utilizadas tubulações que conectam a bomba até o local de lançamento de concreto
Tubulações
As tubulações têm a função de transportar todo o material até o local de aplicação.
São fundamentais principalmente na utilização das bombas estáticas e autobombas, que não dispõem de mastro de distribuição para o lançamento do concreto.
Comumente possuem dimensões entre 3 e 5 polegadas, sendo fabricadas de borracha (materiais sintéticos) ou de metal.
Mastro de distribuição
Mastros de distribuição são equipamentos que se assemelham a longos “braços”, que tem a finalidade de alcançar locais de difícil acesso ou grande alturas, auxiliando e facilitando a distribuição do concreto.
Vantagens da utilização do bombeamento de concreto
O bombeamento de concreto permite a concretagem de elementos construtivos em locais onde o caminhão betoneira não consegue chegar, ou que a concretagem com carrinho de mão, gruas, guinchos, entre outros é inviável.
Dentre as principais vantagens da sua utilização, podemos citar:
- Agilidade no processo de concretagem;
- Melhor acabamento;
- Ideal para grandes alturas;
- Diminui o tempo gasto com o processo;
- Reduz o desperdício;
- Economia com mão de obra;
- Melhor método para a concretagem de projetos de grande porte;
- Dispensa o uso de equipamentos, como, guinchos, carros de mão, entre outros;
- Possibilita a aplicação de grandes volumes de concreto em curto espaço de tempo;
A concretagem utilizando bombas é mais rápida, agilizando e otimizando a conclusão das etapas construtivas e o cumprimento ao cronograma da obra.
Um bom planejamento de uma obra requer atenção em todos os processos.
Não somente os materiais e técnicas corretas, mas o uso de equipamentos corretos viabiliza o bom desempenho, a qualidade e produtividade, além de garantir que o cronograma esteja de acordo com o planejado.
Por este motivo o bombeamento de concreto tornou-se uma das alternativas mais viáveis para facilitar os processos de concretagem principalmente em construções onde os métodos tradicionais se tornam inviáveis.
Para ter acesso a outros conteúdos, continue acompanhando o nosso blog!