Uma edificação demanda muitas etapas e materiais para ser construída.
Durante cada uma destas etapas construtivas, há a necessidade de calcular o volume de materiais necessários, e dentre estes podemos citar o volume de concreto.
Atualmente, há diversos softwares utilizados na construção civil para esta finalidade e que possibilitam calcular a quantidade de concreto corretamente. Quando falamos em concreto usinado ainda, nesse caso específico a própria concreteira pode contar com pessoas qualificadas para auxiliar neste levantamento. Contudo a responsabilidade na hora de encomendar o concreto é do próprio comprador.
Contudo, sempre surgem situações onde há a necessidade de fazer pequenas verificações. Neste caso, até mesmo o mestre de obras ou os pedreiros costumam fazer estes cálculos e então solicitar o concreto a partir deste resultado.
Sendo assim, para garantir que a compra de concreto supra as necessidades da obra e até mesmo para evitar desperdícios é importante conhecer alguns métodos de cálculo.
Continue a leitura e entenda como calcular volume de concreto!
Como calcular volume de concreto?
Para não ocorrerem falhas e erros durante os cálculos é importante calcular separadamente o volume de concreto utilizado em cada elemento .
Dentro da construção civil comumente os elementos estruturais possuem formatos retangulares, contudo isso não é uma regra.
Desta forma é preciso definir o seu formato, para que assim possam ser adotadas as fórmulas específicas e chegar em um resultado confiável.
Volumes planos
Para os elementos planos adota-se a seguinte fórmula:
V = L x C x H
Ex: Laje de 12 m de largura, 15 m de comprimento e 10 cm de altura (espessura).
V = 12 x 15 x 0,10 = 18m³
Volumes cilíndricos
Para o cálculo de volumes cilíndricos, como estacas e colunas, a fórmula possui algumas alterações. Passando a ser:
V = Pi x R² x H
V = Pi (3,1416… ) x raio do círculo x altura
Ou seja, a fórmula utilizada para o cálculo da área de retângulos é substituída pela fórmula de área dos círculos.
Ex: Estaca de 60 cm de diâmetro e 8 m de profundidade (altura).
V = 3,1416 x 0,30² x 8 = 2,2619 m³
Lembrando que durante o cálculo é necessário utilizar a mesma unidade de medida, que no caso do concreto e volume é o m³.
Geralmente em uma construção o concreto é utilizado em 3 situações: concretagem de lajes, pisos e/ou contrapisos e elementos estruturais (pilares, vigas, fundações, entre outros).
Diante disso, exemplificamos os cálculos de volume de concreto destes elementos a seguir!
Como calcular o volume de concreto para laje
As lajes são elementos estruturais responsáveis por suportar toda a carga advindas de outros elementos.
Tem formato plano e espessura reduzida, se comparada às suas dimensões de comprimento e largura, e são dispostas horizontalmente.
Por comumente possuírem dimensões retangulares o cálculo da quantidade de concreto para este elementos é simples de ser feito, basta multiplicar todas as suas dimensões (comprimento x largura x espessura ou altura).
Por exemplo, qual seria o volume de concreto necessário para uma laje de 5 m de comprimento por 10 de largura por 12 cm de espessura ou altura?
Basta fazer 10 m x 5 m x 0,12 m = obteremos 6 m³ de concreto.
Em lajes pré-moldadas de vigote e tavela, deve ser considerado o volume da nervura que fica entre ambos, além da perda do volume que penetra nas tavelas.
Sendo que quanto mais fluido é o concreto e quanto mais é adensado, maior será o volume.
Cálculo de volume de concreto para pisos e contrapisos
Os pisos ou contrapisos apresentam geralmente as mesmas características de forma das lajes. Desta forma, se utiliza o mesmo procedimento de cálculo para este elemento.
Contudo é preciso ficar atento, pois no cálculo dos pisos e contrapisos há dois fatores que precisam ser considerados.
No caso dos pisos, a base onde será aplicado o concreto nem sempre é regular, ou seja, o volume de concreto calculado pode não suprir a demanda necessária. Sendo assim, é preciso considerar uma margem de segurança durante o cálculo.
Além disso, em muitos casos os contrapisos apresentam desníveis, ou seja, uma extremidade é mais espessa do que a outra.
Supondo que o contrapiso tenha 12 m de comprimento, 6 m de largura e 8 cm de altura, com um desnível de 4 cm. Qual o volume de concreto necessário?
Neste caso é feito o cálculo a partir da altura média do piso, que então é multiplicado pela área da superfície.
Altura média (8 + 4) / 2 = 6 cm
Após basta aplicar esta dimensão na mesma fórmula utilizada na laje:
V = 6 x 12 x 0,06 = 4,32m³
Como calcular volume de concreto da estrutura?
Comumente o cálculo da quantidade de concreto dos elementos estruturais é muito simples de ser realizado. Isso porque geralmente possuem o formato de retângulos ou quadrados, sendo assim basta aplicar a fórmula dos volumes planos.
Caso sejam elementos circulares, aplica-se a fórmula de volume cilíndrico já mencionada anteriormente.
Assim basta aplicar estas fórmulas, descobrir o volume de um elemento e multiplicar pela quantidade total de elementos que possuem as mesmas dimensões.
Por exemplo: Qual o volume de concreto necessário para 10 pilares circulares de 2m de altura e diâmetro de 30 cm?
V = 3,1416 x 0,15² x 2 = 0,1414 m³ x 10 unidades = 1,41 m³
E para 10 pilares de 2 m de altura, 15 cm de comprimento por 15 cm de largura?
V = 0,15 x 0,15 x 2= 0,045m³ x 10 unidades = 0,45 m³
Soma do concreto de todos os pilares= 1,41 + 0,45 = 1,86 m³ de concreto
Para as vigas o processo é muito semelhante com o das lajes e pilares. Porém, é preciso levar em consideração que parte da sua dimensão já foi considerada no cálculo do volume de concreto da laje.
Por exemplo, qual seria o volume de concreto necessário para uma viga de 6 m de comprimento por 20 cm de largura por 50 cm de altura?
Ou seja, se a viga possui 50 cm e a laje maciça 12 cm, devemos considerar apenas a diferença, 50 cm - 12 cm = 38 cm.
V = 0,20 x 0,38 x 6 = 0,45m³ x 4 = 1,82 m³
Soma Total
Após ter calculado a quantidade de concreto de todos os elementos, basta somar todos os valores obtidos e assim terá o volume total de concreto necessário para a concretagem.
Porém é ainda necessário considerar as perdas ocasionadas durante os processos de concretagem, principalmente para obras de médio e grande porte.
Normalmente é considerado uma perda de 5% do volume de concreto, contudo quando há fatores que dificultam os processos, este coeficiente pode ser ainda maior.
Assim utiliza-se a fórmula:
Volume total de concreto x (1,00 + coeficiente de perda)
Por exemplo: Se o volume total de concreto calculado fosse 5 m³, qual a quantidade real necessária para suprir a demanda, considerando as perdas ocasionadas pelos processos construtivos?
5 m³ x (1,00 + 0,05) = 5,25 m³
Na grande maioria das vezes o cálculo do volume de concreto necessário é realizado ainda na etapa de projeto, pois permite que os responsáveis tenham maior controle sobre os custos e o orçamento para suprir as demandas construtivas.
Desta forma, compreender como os cálculos de volume de concreto são feitos, é primordial para garantir que não haja desperdício de materiais, assim como evitar adversidades durante os processos que possam atrasar o cronograma da obra.
Além disso, para garantir que os cálculos estejam corretos é importante contar com profissionais qualificados e até mesmo com empresas especializadas no ramo, capazes de realizar este levantamento de maneira precisa!
Quer saber mais sobre assuntos relacionados à construção civil? Continue acompanhando o blog para ter acesso a este e outros diversos conteúdos.
Precisando de ajuda para calcular o volume de concreto da sua obra? Entre em contato com a equipe Kerbermix, dispomos de colaboradores especializados, além de contar com materiais de qualidade para sua obra!