Concretagem passo a passo: conheça as etapas do processo

A concretagem é uma das etapas mais importantes dentro do processo construtivo. Isso porque é ela que irá garantir a estabilidade e resistência de toda a estrutura.

Erros e equívocos durante uma ou mais etapas podem prejudicar os elementos estruturais e até mesmo ocasionar problemas estruturais graves.

Desta forma, para que a concretagem ocorra de maneira eficaz, é imprescindível que uma série de fatores sejam considerados. Visto que se trata de um conjunto de ações que são realizadas durante o processo, para que o concreto garanta a segurança de toda a estrutura.

Assim, separamos um passo a passo com as principais etapas da concretagem e algumas dicas para que o processo de concretagem seja eficiente do começo ao fim. Continue a leitura!

 

O que é concretagem?

A concretagem é um dos processos envolvidos durante a construção de edifícios, sendo a etapa de finalização de um conjunto de procedimentos ligados à concepção de uma construção.

Além disso, é uma das etapas mais importantes entre todos os processos, pois envolve a fase de criação de elementos estruturais como pilares, vigas, lajes, entre outros.

Desta forma, a sua execução correta envolve vários procedimentos que devem ser realizados com cuidados e com atenção extra, para garantir que a estrutura desempenha o seu papel.

 

Importância da concretagem bem executada

Um processo de concretagem bem executado depende do o sucesso de todas as etapas, desde a compra do concreto, até a sua cura.

Erros durante as etapas de concretagem podem impactar o resultado final das estruturas e interferir na resistência dos elementos. Acarretando em problemas como rachaduras e até mesmo a inviabilidade do uso de toda a estrutura construída.

A etapa de concretagem garante que o concreto seja lançado nos locais corretos, garantindo a junção do concreto com as armaduras dispostas nos elementos estruturais, como pilares, vigas, lajes, entre outros, assegurando estabilidade e durabilidade para toda a construção.

Assim, para garantir que os elementos estruturais apresentem as características e propriedades ideais, e desempenhem suas funções, é imprescindível realizar todas as etapas de concretagem, seguindo os cuidados e processos necessários.

 

Etapas da concretagem

A concretagem pode ocorrer de formas distintas e com a adaptação de algumas etapas, de acordo com as características de cada projeto.

Contudo, existem algumas etapas que costumam ser realizadas durante o processo de concretagem:

 

Verificações

Antes de iniciar o lançamento do concreto é necessário realizar algumas verificações, como: 

Formas

- Verificar se a dimensão e comprimento das seções estão de acordo com o projeto;

- A superfície interna das formas devem estar limpas e em condições de estanqueidade das juntas, para que não haja perda de concreto ou argamassa;

- Formas de materiais que absorvem umidade devem ser molhadas antes do lançamento do concreto.

 

Escoramentos

Conferir:

- Posição das escoras;

- Estabilidade;

- Condições estruturais.

Isso garante a segurança das pessoas e equipamentos que transitam pelo local, assim como assegura que as formas permaneçam de acordo com o projeto durante a concretagem.

 

Armadura

É fundamental que as armaduras:

- Estejam dispostas na posição correta, para que durante a concretagem haja o cobrimento especificado em projeto e as mesmas não se desloquem;

- Tenham a superfície livre de ferrugem e quaisquer outras substâncias;

- Tenham seu espaçamento apresentando espaço para a vibração do concreto.

 

Transporte

O transporte pode interferir nas características do concreto, isso porque o transporte incorreto pode resultar na segregação dos materiais, impactando na resistência final dos elementos.

Para a escolha e o dimensionamento do sistema de transporte utilizado, deve ser considerado:

- Velocidade de aplicação;

- Volume de concreto;

- Distância entre recebimento ou utilização do material;

- Disposição de canteiros de obras.

Sendo importante sempre respeitar o prazo para seu lançamento, tempo este estipulado com base no seu amassamento, para que quando lançado ainda apresente as características necessárias

 

Lançamento

A etapa de lançamento ou bombeamento do concreto, normalmente é realizada pelo próprio equipamento acoplado à betoneira, podendo ainda ser executada de maneira manual.

Consiste na etapa na qual o concreto é distribuído, preenchendo os elementos, sendo essencial que todas as armaduras sejam envolvidas pelo material, evitando o surgimento de patologias.

O concreto deverá ser lançado de forma que reduza e até mesmo elimine a segregação entre os materiais.

Dentre os cuidados necessários durante o lançamento do concreto, estão:

- O lançamento deve ocorrer antes do início da pega do concreto;

- Concreto contaminado por qualquer tipo de material não deve ser utilizado;

- Os moldes devem ser preenchidos de forma uniforme, a fim de evitar deformações das formas;

- Todos os equipamentos e ferramentas utilizados durante o processo devem estar limpos evitando a contaminação do concreto.

Além disso, é essencial que o lançamento do concreto ocorra sempre que possível de forma contínua. Pois quando é interrompido, formam-se juntas de concretagem, que devem ser corrigidas, pois influenciam no comportamento do elemento estrutural.

 

Adensamento

Durante o lançamento do concreto, vazios acabam se formando, e o adensamento tem por objetivo eliminar estes vazios, diminuindo a porosidade do concreto e aumentando a resistência dos elementos estruturais.

Além disso garante que o concreto se acomode nas formas e preencha uniformemente todo o espaço.

O adensamento pode ser realizado de forma manual ou mecânica. Sendo o adensamento mecânico o mais empregado, utilizando uma ferramenta chamada vibrador de imersão.

Em lajes ainda podem ser utilizadas réguas vibratórias, que tem a função de nivelar e ao mesmo tempo adensar o concreto.

 

Cuidados durante o adensamento do concreto:

- Evitar a vibração das armaduras, para que não se formem vazios em seu entorno, prejudicando assim a aderência com o concreto;

- Manter distância das formas para não forçar as laterais;

- Respeitar sempre o tempo de vibração;

Vibração em excesso gera a segregação dos materiais, desta forma assim que a superfície do concreto apresentar acabamento liso e brilhante e não aparecerem mais bolhas, a vibração deve ser interrompida.

 

Acabamento Superficial

Esta etapa consiste em dar o acabamento final às lajes. Durante a definição das lajes, podem ser empregadas taliscas de aço, argamassa ou madeira.

Assim esta etapa define a textura desejada, que pode ser uma das citadas abaixo:

- Acabadas: também chamada de laje 0, oferece um substrato com rugosidade superficial e controle de nivelamento, sem a camada de contrapiso;

- Niveladas: possui controle de nivelamento, permitindo que o contrapiso siga o disposto em projeto;

- Convencionais: onde não são realizados controles do nivelamento e da rugosidade das superfícies.

Para atingir as diferentes rugosidades desejadas, vários tipos de equipamentos podem ser utilizados. Desempenadeiras metálicas, por exemplo, são utilizadas para se obter um acabamento superficial liso e a desempenadeira de madeira para se obter uma acabamento rugoso, indicado para projetos que apresentam contrapiso.

Ainda podem ser utilizados equipamentos motorizados, garantindo maior produtividade. 

 

Cura

A cura do concreto é uma das etapas mais importantes para garantir que o concreto apresente as propriedades e resistência desejada.

Consiste em um conjunto de medidas que tem por objetivo evitar a evaporação prematura da água presente no concreto. Assegurando assim a hidratação do cimento e evitando a ocorrência de fissuração plástica do concreto.

Dentre alguns dos fatores que precisam ser respeitados estão:

- A cura precisa ser iniciada no momento em que a superfície tenha resistência a ação da água;

- Para lajes, recomenda-se a cura por no mínimo 7 dias;

- O concreto deve estar saturado de água, até que os espaços ocupados pela água sejam preenchidos por produtos da hidratação do cimento;

 

Há ainda diversas formas que podem ser utilizadas para a cura do concreto, sendo as mais comuns:

- Cura por molhagem;

- Cura por lâmina de água;

- Cura por aspersão;

- Cura por cobrimento úmido;

- Cura por película química

- Cura por submersão;

- Cura a vapor.

Manter a umidade do concreto durante o seu processo de cura é essencial para garantir a resistência desejada e evitar o surgimento de fissuras.
 

Desforma

A desforma dos elementos só deverá ser realizada após o concreto ter resistência suficiente para resistir às ações que atuam sobre ele, sem que haja deformações.

Para a desforma deve-se considerar:

- Peso da estrutura;

- Sobrecargas de execução;

- Sequência de retirada das formas e escoramentos;

- Condições do concreto;

- Exigências relativas ao tratamento das superfícies;

- Entre outros fatores.
 

Desta forma o cuidado em todas as etapas é primordial para garantir a estabilidade da estrutura e assegurar a resistência esperada para o concreto.

A concretagem adequada, pode ser o diferencial que garantirá que a estrutura desempenhe corretamente o papel para o qual foi projetada, ao longo de todo o seu período de utilização.

Para acompanhar outros conteúdos relacionados ao universo da construção civil, acesse o nosso blog!  Para conhecer os produtos Kerbermix, entre em contato conosco!