Entenda como a água pode interferir na qualidade do concreto

Mas veja como ela é importante, para 1m³ de concreto é necessário em torno de 160 a 200 litros de água. E é a água que promove a resistência do concreto ao reagir com o cimento e formar os cristais sólidos, além de dar o aspecto plástico ao concreto, proporcionando, desta forma, o transporte e a moldagem deste elemento. 

E não é somente para a produção do concreto que ela é fundamental. Ela também é usada para a compactação de aterros na umidificação do solo, para a limpeza, cura do concreto e resfriamento. 

Para ter esse controle da qualidade da obra, a Norma Técnica da ABNT NBR 15900 regula os requisitos para a água ser considerada apropriada para o uso nas obras e, dessa maneira, não prejudicar a estrutura a ser construída. 

A água potável, que atende os padrões do Ministério da Saúde, é a ideal para ser usada em construções. Já a água de fontes subterrâneas e/ou captação pluvial deve ser ensaiada antes de seu uso. A água salobra, que é aquela com uma salinidade entre a água do mar e a de água doce, mesmo ensaiada, deve ser utilizada no concreto não armado somente. 

Portanto, como vimos, a água tem papel fundamental na qualidade de uma obra, dessa maneira, ela deve ser livre de qualquer impureza, para garantir a qualidade do seu concreto e, consequentemente, ter uma obra de excelência e qualidade.


Quais problemas podem surgir em uma obra caso a água não seja de qualidade?

Manchas, corrosão, pouca resistência são alguns dos problemas que podem surgir em uma obra caso a água utilizada não siga aos padrões exigidos, por isso, a necessidade de uma água livre de impurezas, sais e quaisquer outras substâncias químicas. 

Para a armazenagem da água a ser utilizada na construção o recomendado é que seja guardada em caixas cobertas para que, ao longo do processo, ela não seja contaminada por nenhuma substância.

Além disso, a dosagem da água deve ser a ideal, nem a mais e nem a menos, pois isso também pode atrapalhar na qualidade do concreto. Com a dosagem correta é possível evitar custos para reparos da obra e o comprometimento da estrutura.

Portanto, a água interfere diretamente na qualidade do concreto e dos demais processos de uma obra, dessa maneira, sua qualidade deve estar dentro dos padrões, pois, somente, dessa forma, é possível garantir uma obra com qualidade. Em caso de qualquer dúvida referente à água, pode-se fazer uma análise em laboratório para saber o teor de contaminação ou pureza que a mesma possui, sabendo se não há riscos para a construção.