Laje alveolar: conheça as funcionalidades e suas vantagens

A laje alveolar é um elemento estrutural com características únicas, e que recebe este nome devido ao emprego de espaços vazios em sua estrutura.

Trata-se de uma estrutura pré-fabricada com características diferenciadas, que a tornam um dos elementos mais utilizados em projetos que se deseja obter um ambiente livre ou reduzido em pilares.

Permitem uma ampla gama de possibilidades, sendo utilizada principalmente em grandes obras, sendo uma das alternativas aos painéis de concreto tradicionais.

Para entender o que é a laje alveolar e quais as vantagens de sua utilização, continue a leitura

 

O que é laje alveolar?

A laje alveolar é um elemento pré-fabricado de concreto, constituído de painéis de concreto protendido de seção transversal com altura regular e alvéolos longitudinais.

Estes espaços vazios são empregados junto aos elementos com a finalidade de diminuir o peso da peça.

A junção dos alvéolos com o concreto protendido (lajes alveolares protendidas) possibilitam a utilização de elementos para cobrir grandes vãos. Isso porque os vazios reduzem o peso do elemento e o concreto protendido confere a laje maior resistência e a redução do uso de materiais.

 

Características

Os painéis de laje alveolar são produzidos em concreto  de elevada resistência e com aços especiais de protenção, o que promove a solidarização e transferência das cargas entre os elementos distintos e as juntas dos painéis.

Cada painel possui resistência a compressão de 35 MPa, sendo esta variável de acordo com o projeto em que será empregado.

Comumente são fabricados com espessuras de 12 a 50 centímetros e vãos entre 6 e 16 metros (aqui na Kerkermix as lajes são fabricadas com espessura de 20 cm).

Além disso, o concreto utilizado na laje alveolar possui baixa relação água-cimento, sendo na grande maioria das vezes fabricado em ambiente industrializado. Isso garante maior precisão e qualidade do concreto e das peças, e critérios mais rígidos que asseguram a resistência mecânica .

Além disso, durante o seu manuseio demanda cuidados especiais, principalmente no içamento e instalação. Isso porque danos as peças podem impactar nas suas características e consequentemente reduzir o seu desempenho.

 

Vantagens do uso da laje alveolar

As lajes alveolares são utilizadas em diversos projetos dentro da construção civil, como residências, prédios, hotéis, estruturas de manufatura, entre outros.

Sendo as suas peças dimensionadas de acordo com cada projeto e suas características, bem como as normas técnicas vigentes.

Entre as vantagens da utilização da laje alveolar nos projetos, podemos citar:

 

Facilidade de transporte

Nos sistemas tradicionais utilizados é necessário realizar vários processos dentro do canteiro de obras, como recebimento, transporte e estocagem de materiais que compõem o sistema.

Sendo que para cada um dos materiais é necessário espaços para estoque, transporte, entre outros.

Já no caso da laje alveolar, os painéis e aços que utilizados são recebidos e então descarregados com o auxílio de guindastes, por meio do içamento, facilitando todo o processo, desde o recebimento até o manuseio do produto.

 

Instalação rápida e simples

As lajes alveolares costumam ser fabricadas dentro de uma empresa. Desta forma as peças chegam ao canteiro de obras prontas para serem instaladas.

O processo de montagem da laje alveolar é muito simples, sendo possível que uma equipe de 3 operários de montagem realize a montagem de cerca de 50 m²/h, ou seja em média 400 m² em um dia de trabalho.

Após sua montagem é necessário apenas realizar o preenchimento de juntas e execução da capa de concreto

 

Redução da necessidade de serviços no canteiro de obras

Na grande maioria das vezes são utilizadas estruturas pré-fabricadas, desta forma reduz-se a necessidade de mão de obra para a sua execução.

Além disso, serviços de carpintaria, revestimentos, recebimento, manuseio, estoque e transporte, envolvidos nesta mesma etapa, são praticamente eliminados, reduzindo consideravelmente a necessidade de mão de obra e outros serviços dentro da construção.

 

Extinção de cimbramento

Por ser um elemento autoportante (ou seja, se suporta de forma autônoma, dispensando o auxílio de outras estruturas), a laje alveolar dispensa escoramentos durante a sua instalação.

Os painéis são capazes de resistir aos carregamentos, até mesmo quando é necessário o emprego de capa de concreto.

 

Permite vencer grandes vãos livres

A laje alveolar é capaz de atingir grandes vãos livres, alcançando vãos de até 20 metros, mesmo quando possui elevadas cargas de utilização.

Em comparação com lajes tradicionais, este tipo de laje apresenta menor peso e deformações, sem sacrificar a sua resistência e durabilidade.

Como resultado pode ser utilizada no fechamento de grandes vãos, permitindo:

- Diminuição de quantidade de colunas, pilares e vigas;

- Redução da necessidade de aços e alvenaria.

Ou seja, a laje alveolar é o elemento ideal para ser utilizado em projetos onde se deseja obter o máximo de espaço livre, sem a necessidade de grande quantidade de pilares.
 

Melhor aproveitamento dos espaços

Além de cobrir grandes vãos, a laje alveolar também apresenta como característica a espessura reduzida.

Este espaço reduzido diminui a altura das paredes externas e combinado a economia de espaço decorrente ao longos vãos que alcança, a utilização de lajes alveolares garante maximização do espaço utilizável.

 

Qualidade superior

A laje alveolar é fabricada em instalações industriais, que possuem equipamentos tecnológicos que garantem maior qualidade das peças.

Por meio destes equipamentos é possível garantir maior precisão na dosagem do concreto utilizado, posicionamento correto das armaduras de aço e protenção, moldagem e cura correta.

Desta forma é possível assegurar a qualidade final do produto, para que estas estejam de acordo com as especificações técnicas e o dimensionamento das mesmas em projeto.

 

Isolamento térmico e acústico

A laje alveolar também confere maior resistência térmica e acústica se comparada a outros tipos de lajes.

Isso porque os alvéolos ou espaços vazios presentes em sua estrutura ajudam a reduzir a passagem de calor e som, garantindo maior conforto térmico e acústico entre os andares, reduzindo inclusive as vibrações da própria estrutura.

 

Redução dos custos

Com a redução de processos, consequentemente diminui a necessidade de compra de materiais e contratação de mão de obra para a realização de algumas etapas.

Além disso, permite otimizar algumas etapas, reduzindo o tempo gasto para execução das mesmas.

Desta forma as lajes alveolares proporcionam redução de custos finais da obra e tempo de construção.

 

Gostou do nosso conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog para ver mais conteúdos relacionados à construção. Para conhecer os produtos Kerbermix, entre em contato conosco.