Mineração: Entenda definitivamente sobre agregados e cada utilização

É muito simples distinguir brita e areia, mas só quem vive o dia a dia da construção civil entende mais a fundo a distinção dos agregados, como as diferentes granulometrias e formatos de brita (só ela é classificada de 0 a 4 em grau de granulação), brita 0, brita 1, por exemplo.

E não acaba só na diferenciação. Cada agregado possui uma finalidade dentro da construção civil e é bom saber qual é o ideal para a sua necessidade específica. No processo de britagem, eles são produzidos levando em consideração as características particulares, como a importância da dosagem correta na hora da execução. No final uma coisa é certa: tem que ter qualidade. Leia este texto e acabe definitivamente com todas as suas dúvidas

Pó de Pedra 


Possuindo granulometria abaixo de 4,75mm é utilizado na fabricação de asfalto, paver, travamento, pedra graduada. 

Areia Industrial


A areia industrial é um agregado utilizado na elaboração de concretos e argamassas de assentamento, contrapiso e pode ser aproveitada em praticamente todas as fases da obra. Desenvolvida com o intuito de substituir a areia natural, ela possui inúmeras vantagens a serem ressaltadas, como a economia de transporte em relação a areia natural, além disso não possui impurezas orgânicas e argila, sendo um produto muito sustentável. Ela ainda é, em média, 50% mais barata em relação a areia natural e sua granulometria é abaixo de 3,7mm. 
Também é empregada na massa asfáltica, fabricação de pré-fabricados, paver, blocos dentre outros artefatos de cimento. 

Granilha - Produto exclusivo de Erechim 


Agregado com granulometria entre 3,7mm e 6,3mm geralmente utilizado na fabricação de paver e blocos de concreto.  


Brita 0 (Pedrisco)


A brita 0 é muito utilizada na produção de Blocos de concreto e pré-moldados, massa asfáltica, concreto, arenito, graduada, travamento, pátio, estacionamento. Também é utilizada na fabricação de paver, travamento e brita graduada. Sua granulometria é de 3,7mm a 9,52mm. 

Brita 1


Tratando-se da brita 1, esta conta com uma granulometria 9,52mm à 19,05mm, pode ser usada na fabricação Pré-moldados, massa asfáltica, concreto, graduada, travamento, pátio, estacionamento, sendo o agregado mais utilizado dentro da construção civil


Brita 2


A brita 2 também pode ser utilizada em estacionamento, pátio, travamento, brita graduada e geralmente é utilizada na construção de pavimentos mais densos. Também pode ser aplicada em pátios, estacionamentos e estradas.

Brita Mista 


A Brita mista da Kerbermix é um produto com excelente custo-benefício, pois se trata de uma mistura de grãos duros, com alta resistência, propriamente indicado para estradas, pátios e estacionamentos. Composta de grãos de diferentes tamanhos, sua granulometria é de 0mm a 35mm. 

Pedra Rachão


Também conhecida como pedra de mão ou marroada, a pedra rachão é um agregado com granulometria variável de 0mm a 150mm, usada na construção de filtros de decantação, fossas, sumidouros, drenagens, enchimentos de alicerces, base de asfalto, gabiões, drenos, fundações, enchimentos e sub-base. É um dos maiores agregados utilizados na construção civil, empregado em locais que necessitam de alta resistência e solidez, como fundações e sub-bases em geral.

Pedra Detonada


Extraída da explosão de rochas, este agregado não possui um formato específico e não passa por nenhum processo de beneficiamento, regularmente usada em aterros, drenos e fundações em geral

Arenito (travamento)


O arenito é composto pela mistura do pó de pedra e da brita 0 (pedrisco). Sua principal aplicação ocorre na base para calçamento de paralelepípedo e base para lajotas, paver e asfalto.

Brita Graduada


As britas graduadas simples, ou BGS, são compostas de diversas faixas de granulometria de pedras, conforme pedido do cliente. O material é proveniente da mistura de vários agregados sendo muito utilizada na base de pavimentação asfáltica